Venezuela e Indulto Presidencial

Venezuela e Indulto Presidencial

Em 31 de agosto o presidente venezuelano Nicolás Maduro concedeu um indulto para 110 pessoas que estavam presas no país, a maioria delas por motivos políticos e sem nenhuma razão clara para que estivessem encarceradas. Muitos eram deputados, entre eles nomes importantes da oposição, alguns haviam fugido para outros países como Colômbia e Argentina.
O indulto faz parte das negociações que o governo vem realizando com parte da oposição visando as eleições parlamentares previstas para o fim deste ano, a qual muitos partidos que fazem o grupo contrário à Maduro vêm chamando para um boicote, não reconhecendo o pleito convocado por Maduro. Contudo alguns outros grupos, como o Partido Primero Justicia de Henrique Capriles, decidiram mobilizar-se para a eleição.
Alguns dos indultados reagiram à notícia como uma farsa do governo, provavelmente mais uma medida para que Maduro possa se perpetuar no poder. A Anistia Internacional comentou o ato afirmando que “essas liberações não devem ser vistas como um ato de benevolência, mas sim como um passo inicial para reparar as injustiças”.

A Venezuela vem enfrentando uma crise histórica. O presidente Nicolás Maduro, que está no poder para um segundo mandato iniciado no ano passado, não é reconhecido por muitos países como chefe do governo venezuelano. A gestão é marcada pela perseguição de opositores, a qual se agravou após a vitória da oposição na Assembleia Legislativa do país, tendo Juan Guaidó se autoproclamado presidente interino do país. Além da alarmante crise econômica, que afundou o país em uma situação de fome e miséria, há a violação sistemática de liberdades e outros direitos fundamentais.
A crise já gerou uma diáspora de nacionais venezuelanos por toda a América Latina. São milhares por todos os países da região, o sofrimento continua nestes locais, onde muitos não gozam de reconhecimento oficial pelos países, vivendo sem assistência alguma, ou com a ajuda de entidades que se dedicam a proteção dos migrantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: